Biodiesel é fonte de energia renovável e barata para o País

Uso do combustível movimenta a cadeia nacional da agricultura e tem apelo social, ecológico e tecnológico; produto pode ser originado a partir do óleo de cozinha ou derivados de milho, girassol, mamona, dendê, soja, algodão, babaçu e amendoim

O professor Afonso Lopes, da Unesp de Jaboticabal, pesquisa desde 2001 o biodiesel, fonte de energia alternativa renovável que pode substituir o combustível proveniente do petróleo sem prejuízos. O trabalho, feito em parceria com o pesquisador Miguel Dabdoub, da USP de Ribeirão Preto, aponta como resultados preliminares o não aumento de consumo em tratores quando o biodiesel é misturado numa proporção de até 50% com o diesel produzido com petróleo.

O professor do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas e Veterinárias de Jaboticabal relata que a utilização de combustível com o produto cresce 10% em comparação com o óleo diesel quando o tanque tem de 75% a 100% de biodiesel. Os testes são realizados num trator equipado com sensores especiais, que avaliam parâmetros de desempenho como velocidade, força, rotação do motor, patinagem e gasto de combustível.

Afonso explica que a nova modalidade de combustível pode ser originada a partir do óleo de cozinha, utilizado em frituras, ou de derivado de oleaginosas – vegetais que têm a capacidade de oferecer óleo, como o milho, girassol, mamona, dendê, soja, algodão, babaçu e amendoim.

Apelo tecnológico, social e ecológico

“O uso do biodiesel movimenta a cadeia nacional da agricultura e tem apelo social, ecológico e tecnológico. Gera renda no campo para os trabalhadores que irão cultivar os vegetais, é renovável, biodegradável e é fruto do trabalho coletivo de pesquisadores brasileiros”, ressalta.

O estudo tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), agricultores do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e da fábrica de tratores Valtra, que cedeu em comodato o trator utilizado nos testes.

Serviço

Afonso Lopes – Departamento de Engenharia Rural – Unesp Jaboticabal
Correio eletrônico – afonso@fcav.unesp.br
Outras informações pelo telefone (16) 3209-2637

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página II do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 14/05/2004. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.