USP abre inscrições para programa da terceira idade

Até sexta-feira (5 de março), a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) abre inscrições para o programa Universidade Aberta à Terceira Idade. A iniciativa é dirigida a pessoas com idade a partir de 60 anos e oferece aos idosos a possibilidade de obter conhecimentos em alguma área de seu interesse, se integrar com a comunidade acadêmica e trocar experiências com os jovens.

As aulas são oferecidas nos câmpus de Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Para cursar a maioria das disciplinas, não é exigido nenhum conhecimento prévio, porém algumas matérias mais específicas requerem exame prévio de currículo ou entrevista com o docente responsável.

A inscrição é feita diretamente na unidade que oferece a disciplina desejada. Entretanto, como alguns câmpus têm calendário diferenciado, é necessário consultar o catálogo de disciplinas regulares e atividades complementares distribuído pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). No término do curso, o idoso se conscientiza da importância de seu papel na comunidade e tem direito a receber um atestado de participação emitido pela USP.

Na capital, o catálogo de informações pode ser encontrado no Centro de Visitantes da USP (Praça Reynaldo Porchat, 110), ao lado do portão principal da Cidade Universitária e também no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antônia, 294), bairro da Consolação, região central.

Saber acumulado

“O avanço da idade acarreta perdas, mas o idoso tem um bem precioso, que é sua memória, sua história, seu saber. Isso ninguém tira dele”, afirma a professora Ecléa Bosi, coordenadora acadêmica do projeto. “Queremos trazer essas pessoas cada vez mais para nossas salas de aula. Todos os professores asseguram que o nível da classe sobe muito com a presença dos alunos da terceira idade”.

Serviço

Universidade Aberta à Terceira Idade da USP
Correio eletrônico – usp3idad@usp.br
Tel. (11) 3091-9183

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 02/03/2004. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.