Exposição gratuita de fotos em 3D é destaque no Poupatempo Itaquera

Efeitos tridimensionais levam o visitante para dentro da paisagem retratada

O Poupatempo Itaquera inaugurou a exposição São Paulo em 3D, patrocinada pela Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) para comemorar os 450 anos da capital paulista. A mostra tem entrada franca e ficará em cartaz até o dia 5 de maio, durante o horário de funcionamento do posto, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

O público pode apreciar fotos históricas e atuais, que utilizam técnicas como a estereoscopia para adicionar volume a imagens chapadas. Os efeitos tridimensionais levam o visitante para dentro da paisagem retratada. São 40 chapas antigas, produzidas pelas lentes de anônimos e profissionais, além de outras 60 atuais de quatro fotojornalistas e dois estéreo-fotógrafos, que enfocam a vida na cidade, seus prédios, habitantes, principais logradouros e marcos históricos.

As imagens retratam da São Paulo dos bondes e charretes à cidade dos ônibus e metrô; do contraste entre a capital antiga e a moderna, por meio de técnicas variadas de visualização de imagens: binoculares (sistema de duas lentes), o anglito (filtros vermelho e azul que servem para bloquear cores) e o Elliot (técnica em que duas imagens diferentes e invertidas são vistas pelo observador).

Mostra itinerante

São Paulo em 3D esteve em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (Masp) entre 28 de outubro e 15 de fevereiro. A Secretaria Estadual da Cultura recebeu a exposição da Comgás e a instalou no Poupatempo Itaquera, na zona leste da capital, na Avenida do Contorno, 60, ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô. Depois, a mostra será transportada para demais postos do Poupatempo.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 11/03/2004. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.