Educação programa homenagem para Lygia Fagundes Telles na Sala São Paulo

Na solenidade será celebrado o 30º aniversário de apresentação do romance As Meninas, da escritora paulistana

Neste domingo, às 18 horas, a Secretaria Estadual da Educação (SEE) homenageará a escritora Lygia Fagundes Telles, na Sala São Paulo, capital. Na solenidade será proposto o 1º Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor, competição bienal que premiará as melhores poesias, contos e ensaios produzidos por educadores e professores da rede pública de ensino.

A homenagem celebra o 30º aniversário de lançamento da obra As Meninas, terceiro romance e trabalho preferido da autora de 80 anos. Em 1973, o livro conquistou importantes prêmios literários do País, como o Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras (ABL); o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL); e o de Ficção, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Plateia de admiradores

No dia da solenidade, o telão veiculará depoimentos de amigos e colegas de profissão da escritora paulistana. Além disso, dez escolas da rede pública representarão por meio de dança, pintura e desenho o célebre texto de 1973.

O filme homônimo inspirado na obra As Meninas, produzido em 1995 por Emiliano Ribeiro, também será relembrado. Algumas cenas serão exibidas, e a Orquestra Sinfônica Cultura executará músicas da trilha sonora original da película.

Na solenidade comparecerão imortais das academias Paulista e Brasileira de Letras, e representantes da CBL e da União Brasileira dos Escritores (UBE). Participarão, também, reitores de universidades, que oferecem cursos de Letras. Escritores, livreiros, artistas, dirigentes de ensino, professores e alunos da rede estadual completarão a plateia de admiradores.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 26/09/2003. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.