Unicamp coloca seu conteúdo acadêmico na rede da internet

A Biblioteca Central da Universidade de Campinas (Unicamp) inaugurou oficialmente, dia 15, o serviço da biblioteca digital. O projeto, iniciado há dois anos, já tem 1.900 teses na internet. O usuário pode consultar o maior conteúdo acadêmico brasileiro na rede por meio do Nou-Rau, programa criado na universidade, que acelera a pesquisa e apresenta a metodologia e aplicativos utilizados pela instituição.

A biblioteca digital contém mais de 300 mil páginas, 45 mil arquivos para copiar e já registra 70 mil visitas. “O sistema é atual, utiliza recursos de software livre e foi totalmente construído por profissionais da casa”, comemora Luiz Atílio Vicentini, diretor da Biblioteca Central.

O objetivo do serviço é difundir a produção científica, acadêmica e intelectual da universidade, para pesquisadores e estudantes em qualquer lugar do planeta. Um dos trabalhos pioneiros nesse sentido foi iniciado pelo Instituto de Física Gleb Wataghin, da universidade.

Recuperação de dados

O software Nou-Rau e a biblioteca digital funcionam em conjunto com o objetivo de integrar formatos de recuperação de informações, sem perder a característica principal do programa. O usuário da rede dispõe de mecanismo de busca para encontrar teses, artigos, fotografias, ilustrações, imagens, obras de arte e revistas.

De acordo com os registros da biblioteca digital da Unicamp, a dissertação de mestrado mais acessada nos últimos meses foi Tecnologia e Educação: Estudo da TV Escola no Amazonas, de autoria do pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), Marcus Vinicius Ozores, doutorando da Faculdade de Educação. Em maio do ano passado, a dissertação teve 800 downloads e já era destaque. Hoje, os acessos aumentaram e registram 1.200 visitas.

Serviço

Biblioteca digital da Unicamp
Correio eletrônico: bibdig@unicamp.br

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 21/08/2003. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.