Homenagem a Pierre Restany no Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), ligado à Universidade de São Paulo (USP), inaugurou ontem a exposição Homenagem a Pierre Restany, com 29 obras da artista plástica Sonia Von Brusky. O público pode conferir, com entrada franca, até 22 de setembro, trabalhos que celebram a vida do teórico criador do Novo Realismo, falecido aos 72 anos de idade, em Paris, no mês de maio e considerado um dos mais influentes críticos de arte do século 20.

As 29 esculturas em metal, mármore e poliéster, em exposição, foram confeccionadas pela escultora a partir de fragmentos de canos e escapamentos de automóveis. Integram a coleção “fósseis pós-industriais” e representam o movimento liderado por Restany, que expressa questões industriais e urbanas.

O crítico descreveu assim as peças: “A mensagem veiculada é clara: simboliza um sinal de alerta planetário. Esses agentes diretos de nocividade nos conscientizam quanto à preservação universal do meio ambiente, através do expediente de uma manipulação lúdica”.

A curadoria da exposição é de Daisy Peccinini, Elza Ajzenberg e Kátia Canton. O MAC abre ao público de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Aos sábados, domingos e feriados das 10 às 16 horas. O endereço é Rua da Reitoria, 109-A – Cidade Universitária – capital.

Serviço

MAC-USP
Agendamento de visitas – tel. (11) 3091-3327

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página IV do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 27/08/2003. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.