Farmácia Escola da Unesp forma alunos e vende remédios mais baratos

Programa complementa formação acadêmica dos alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara mantém desde 1974 o projeto de extensão universitária Farmácia Escola “Prof. Dr. Antonio Alonso Martinez”.

O programa abrange um laboratório de treinamento para alunos de graduação e uma farmácia instalada no centro da cidade. Os remédios de manipulação e industrializados custam bem menos do que os praticados pelas drogarias comerciais.

O projeto da Farmácia Escola atende, em média, mensalmente, quatro mil moradores de Araraquara e região. A farmácia não objetiva lucros, mas funciona como qualquer outro estabelecimento do gênero. O dinheiro arrecadado com as vendas é direcionado para a manutenção do programa.

No balcão, os medicamentos produzidos pelos grandes laboratórios são vendidos com descontos de 25% em média. A preparação de fórmulas é feita apenas sob prescrição médica e oferece preços 50% menores, em média. Os cosméticos de fabricação própria como cremes, produtos dermatológicos, xampus e sabonetes também custam menos.

Instalações

Para atender à população, a Farmácia Escola possui sala de injeções, setor administrativo, almoxarifado, laboratório de manipulação, espaço para atendimento e dispensa de medicamentos, de acordo com as normas legais do Ministério da Saúde.

O programa distribui também amostra grátis para pacientes carentes da rede pública de saúde. E fornece informações farmacoterapêuticas por telefone, fax e correio eletrônico para os profissionais de saúde e para a população.

Coordenação dos professores

“A Farmácia Escola tem importância fundamental na formação do graduando, assim como na do profissional, servindo como local de treinamento e aperfeiçoamento. Como a nova grade curricular do curso de farmácia vai priorizar a formação do farmacêutico como o profissional do medicamento, a atividade vai ter seu papel mais valorizado pela sociedade, do ponto de vista social e econômico”, afirma José Carlos Nassute, coordenador do projeto, à frente de uma equipe de professores da FCF.

Funciona também como ponto de coleta de informações para o sistema de farmacovigilância regional. Os dados alimentam pesquisas acadêmicas e o sistema de saúde local.

Serviço

Farmácia Escola da Unesp
Correio eletrônico – farmacia@fcfar.unesp.br
Tel. (16) 3301-5750
Venda de remédios: Rua Expedicionários do Brasil, 1.621 – centro de Araraquara, no horário das 8 às 17 horas.

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 07/08/2003. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.