IPT lança serviço on-line inédito de acompanhamento de pedidos

Site informa sobre prazos e orçamentos em serviços de calibragem de eletricidade, avaliação de corrente, resistência e tensão

A partir de hoje, o Laboratório de Metrologia Elétrica (LME) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado (IPT) passa a oferecer acompanhamento pela Internet do andamento dos trabalhos de calibração de instrumentos. O serviço on-line é inédito no País e será lançado às 8h30, no Encontro sobre Inovações Estratégicas do LME no auditório Cid Vínio, no Prédio 36 do IPT na Cidade Universitária, na zona oeste da capital.

Uma das funções do LME é atender aos setores industriais que necessitam de calibragem precisa de instrumentos. O serviço é prestado de acordo com modelos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O trabalho do LME consiste em comparar padrões de valor real conhecido com os que estão sendo utilizados pelos clientes. Os certificados expedidos do IPT revelam os desvios cometidos pelos instrumentos em operação. O objetivo é garantir que o ferramental das fábricas opere dentro destes limites. Estes dispositivos são multímetros, geradores, fontes e resistências. Inclui instrumentos de telecomunicações nas áreas de rádio frequência, óptica, TV e vídeo.

A novidade é o acompanhamento on-line do pedido. No site do IPT, o cliente é informado sobre orçamento, identificação, material entregue e histórico. Os serviços mais procurados são calibragem de eletricidade, corrente, resistência e tensão elétrica.

Importância da calibragem

Segundo a engenheira eletricista Maria do Carmo Scuccuglia, o trabalho do LME oferece uma calibragem no mínimo três vezes mais precisa do que a utilizada pelo cliente. “Imagine comparar duas réguas escolares com medidas iguais em centímetros. Do ponto de vista teórico, possuem o mesmo tamanho. Mas, na prática, existem diferenças milimétricas entre elas”, explica. Empresas como Alcatel, Siemens, TAM, Embratel e o Exército Brasileiro são clientes do LME. O trabalho previne desperdícios de tempo, mão-de-obra e de matérias-primas. Maria do Carmo ressalta a importância do trabalho. “Imprecisões na avaliação podem causar acidentes em uma plataforma marítima ou danos em uma central telefônica”.

Como é feita a calibração

A calibração é o valor verdadeiro do padrão associado a uma incerteza. São comparados o padrão e as medidas aferidas por meio do processo estatístico de análise. No resultado final são garantidos os níveis de funcionamento ideal elétrico e físico dos instrumentos, de acordo com os modelos da cadeia de rastreabilidade. Os padrões utilizados pelo IPT estão em concordância com os estabelecidos no Brasil pelo Inmetro (eletricidade), Observatório Nacional (tempo/frequência) e National Institute of Standards and Technology (Nist) dos Estados Unidos em instrumentos voltados para a área de telecomunicações, vídeo e TV.

SERVIÇO
Laboratório de Metrologia Elétrica do IPT
Correio eletrônico: lme@ipt.br
Tel. (11) 3767-4948

Rogério Mascia Silveira (texto e fotos)
Da Agência Imprensa Oficial

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 12/06/2003. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.