Núcleo da Terceira Idade da Unesp amplia qualidade de vida de idosos

Iniciativa atende à crescente expectativa de vida dos brasileiros, que subiu de 62,7 anos em 1980 para 68,9 anos em 2001

Com o objetivo de ampliar a qualidade de vida da população acima dos 60 anos de idade, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) mantém em 14 das suas 25 unidades universitárias o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), vinculado à pró-reitoria de extensão universitária. A iniciativa atende à crescente expectativa de vida dos brasileiros, que subiu de 62,7 anos em 1980 para 68,9 anos em 2001, de acordo com dados do IBGE.

Segundo Benedito Barraviera, pró-reitor de extensão da Unesp, a principal meta do programa é valorizar o idoso e promover a inclusão do grupo social na universidade.

“Os projetos reforçam a auto-estima dos participantes e possibilitam a comunidade acadêmica estudar e pesquisar questões ligadas ao envelhecimento”, comenta. Ele ressalta ser responsabilidade da instituição pública manter programas desta natureza. Reintegrar o idoso é investir na sociedade. Os mais velhos têm muito a oferecer com trabalho e experiência.”

Oficinas e cursos

A iniciativa da Unati abrange alunos, professores e funcionários, por meio de oficinas e cursos nos campi da Unesp. Idosos de várias cidades do Estado têm a oportunidade de participar das atividades gratuitas, que visam a desenvolver dotes artísticos e habilidades perceptivas.

A lista de trabalhos inclui cursos de língua estrangeira, Tai-Chi-Chuan, teatro, artesanato, educação física, informática, excursões, palestras sobre saúde, primeiros socorros, sexualidade, entre outros. O público da melhor idade também pode participar dos grupos de canto coral, disponíveis em 14 cidades.

Interesse pelos idosos

O núcleo inicial da Unati foi criado em 1993 na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) de Marília e começou a funcionar em 1995. Desde então, a unidade universitária mantém uma série de trabalhos de iniciação científica e de pós-graduação na área. “Há grande interesse dos alunos em trabalhar com esta faixa etária. Destaco o trabalho de Andréia de Oliveira, Cláudia Rodrigues, Simone Paiva e Ana Paula Cordeiro como bons exemplos de auxílio mútuo e integração entre jovens e idosos”, comenta Maria Candida Del-Masso, coordenadora geral da Unati.

Auxílio a alunos cegos

Andréia de Oliveira, quintanista de pedagogia, é responsável pelo projeto Treinamento de Ledores para Deficientes Visuais. A iniciativa permite que os estudantes da Unati auxiliem os alunos cegos da graduação. “Quando o deficiente visual precisa interpretar um texto, nós o transcrevemos em braile ou usamos as nossas vozes para gravá-lo em uma fita cassete”, explica.

Estimulando a reflexão

Simone Paiva, quartanista de Biblioteconomia, trabalha para estimular a reflexão e a capacidade cognitiva dos idosos. Ela coordena um grupo da terceira idade que discute textos de autores como Guimarães Rosa e Clarice Lispector. “Os alunos têm a possibilidade de aprender literatura e de refletir sobre seu papel na sociedade”, afirma.

Mais integração

Cláudia Rodrigues, terceiranista de Pedagogia, organiza as palestras oferecidas aos alunos da Unati na FFC. “Comprovei que o desenvolvimento de atividades físicas e intelectuais distrai, evita a depressão e cria espaço para a integração entre os participantes”, frisa.

Participação teatral

Ana Paula Cordeiro, pós-graduanda, coordena o Grupo de Teatro da Unati de Marília. Formada em 1999, a trupe conta com integrantes de 58 a 83 anos de idade. Entre as peças encenadas, a mais recente é a comédia Ditos, Desditos e Não Ditos. Durante o espetáculo, os estudantes interpretam historietas relacionadas a três ditados populares: Quem conta um conto, aumenta um ponto; Quem pode manda, quem tem juízo obedece; e Visita sempre dá prazer, se não é quando chega é quando sai.

E-mail dos representantes nos campi

Marília – unati@marilia.unesp.br
Araraquara – farachea@fcfar.unesp.br
Araçatuba – rezende@foa.unesp.br
Assis – lsm@femanet.com.br
Bauru – clorinda@travelnet.com.br
Botucatu – faddison@ibb.unesp.br
Franca – digianni@francanet.com.br
Guaratinguetá – tmacedo@feg.unesp.br
Ilha Solteira – cida@adm.feis.unesp.br
Presidente Prudente – converso@stetnet.com.br
Rio Claro – sgobbi@rc.unesp.br
São Paulo – kathya.ivo@terra.com.br
Reitoria – vic@reitoria.unesp.br
São José do Rio Preto – bechara@tll.ibilce.unesp.br

SERVIÇO

Núcleo da Terceira Idade da Unesp
Tel. (11) 5627-0397

Rogério Mascia Silveira
Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Unesp

Reportagem publicada originalmente na página I do Poder Executivo I e II do Diário Oficial do Estado de SP do dia 21/05/2003. (PDF)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.